O vice-reitor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) confirmou, durante entrevista coletiva realizada na cobertura do Vestibular 2014, que o campus de Cachoeira do Sul ganhará um Parque Tecnológico nos próximos anos.
>> Confira a cobertura Ao Vivo do Vestibular da UFSM
O projeto, segundo Paulo Bayard, tem como objetivo a integração da teoria com a prática e visa ampliar o desenvolvimento tecnológico na região.
_ Será uma simulação do que temos em Santa Maria, com o Tecnoparque, porém, será dentro da universidade, o que viabilizará maior envolvimento da comunidade acadêmica e de professores_ explica o vice-reitor.
>> No seu smartphone, acesse vestibulog.com.br
De acordo com Bayard, a licitação para a construção de cinco blocos novos no campus já foi feita e os recursos para a obra já estão garantidos. Três destes prédios serão destinados a salas de aula e laboratórios, um para a Casa do Estudante e um para o Restaurante Universitário. As obras têm previsão de início já em janeiro de 2015.
Campus diferenciado
O que chama a atenção para o projeto é a possibilidade de construção de um prédio autossustentável. Conforme o vice-reitor, o Parque Tecnológico será abastecido por energia solar, biogás (biocombustível que é uma fonte de energia renovável) e água reaproveitada.
_ O campus de Cachoeira do Sul será um laboratório de energia limpa_ enfatiza Bayard.
A estrutura de Cachoeira do Sul é a mais nova da Federal e oferece cinco cursos: Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Agrícola, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica e Engenharia de Transportes e Logística.
Para os próximos dois anos, em uma segunda etapa, está prevista a abertura de pelo menos cinco novos cursos na área das engenharias.